a) Mantenha seu chapéu de lã, livre de pó. Uma escova com cerdas suaves, ou escova usada na limpeza de roupa é ideal para limpá-lo. Marcas de pó impregnadas podem ser removidas com uma esponja macia ou jato de ar. Faça isso sempre com movimentos no sentido anti-horário.
b) Após limpar com uma escova, o uso de vapor é essencial para revitalizar e renovar seu chapéu. A moldagem de sua aba deve ser feita somente com a aplicação de vapor. Se você tentar modelar sua aba aplicando produtos químicos como o álcool, etc, com certeza você irá danificar seu chapéu de lã.
c) Quando não estiver em uso nunca deixe seu chapéu sobre uma superfície plana, pois dias de temperatura alta poderão fazer com que o mesmo perca sua forma. A solução para isso é deixá-lo pendurado em uma chapeleira, ou acondicioná-lo em sua caixa. Caso não seja possível, mantenha-o virado de cabeça para baixo.
d) Não empilhe seu chapéu de lã um sobre o outro para que não perca sua forma e evite também marcas.
e) Se seu chapéu de lã molhar, abra sua carneira para fora e deixe-o sobre uma superfície plana até que fique completamente seco. Não use calor artificial para secá-lo. A temperatura ambiente é ideal.
Um chapéu Panamá poderá ser durável por muito tempo se você o conservar promovendo sua limpeza regularmente. Se molhado, deverá ser seco com um pano limpo e exposto ao sol.
Chapéus de Fibra de Celulose são produzidos com materiais resistentes ao calor e água, portanto poderão ser limpos a seco ou através de sua lavagem, utilizando água com sabão neutro ou não, detergentes, álcool, etc. Quando novo, para formar sua aba, utilize vapor ou pano úmido quente e deixe-o secar. A modelagem a frio poderá trincar sua fibra.